XR.pt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

4 participantes

Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por babuja Qua Jun 19, 2013 8:14 am

Rapazeada, preciso da V/ ajuda.

Pretendo aumentar a autonomia da XR para perto dos 900km, cerca de 50L.
Já tenho o acerbis de 24 L.
Quais a opções a considerar?!?

1) Adicionar o deposito acerbis de 14L para debaixo do banco. Ficaria com 38L, faltando 12L que poderia ser transportados em sacos prórpios 2x6L de cada lado da mota dentro dos alforges.

Já alguém ensaiou este sistema? Funciona ou a posição de condução é péssima?

Alguém tem por aí alguma coisa destas perdida na garagem e que não lhe dê uso?


2) Carregar a gasolina em 2 sacos de 2x13L de cada lado da mota. Não parece ser exequível.

3) Adquirir um deposito de 44L da Safari e ficariam a faltar 6 L. Solução muuuito cara.

Agradeço a V/ ajuda e comentários.
Brgd
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Punkecas Qua Jun 19, 2013 9:34 am

Na minha humílde opinião mandavas fazer em aluminio os depósitos traseiros e assim reforçavas o quadro e o subquadro.
Acho um único depósito dianteiro uma má opção pois muda-te a geometria da suspensão e  desequilibra-te a mota sobre a frente.
Afectando a condução em pisos moles.
Para além de com depósitos de aluminio podes esbardalhar-te à vontade!
Punkecas
Punkecas
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 07/06/2013
Idade : 49
Localização : Aroeira

http://xr-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por babuja Qua Jun 19, 2013 9:37 am

Okapa, brgd...conheces alguém que faça esse serviço?
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Porompompero Qua Jun 19, 2013 12:28 pm

...na teoria tudo é executável.....depósitos traseiros, reforçar quadro e subquadro.....
Na prática ou realizas uma construção maciça e préviamente experimentada e exaustivamente estudada, ou sujeitas-te a ficar apeado no meio de nenhures.....e ficar apeado pode não ser a pior das consequencias...

Se o conjunto subqudro depositos colpsar em andamento por fractura as consequencias podem ser bastante graves....

...para alem disso os depósitos traseiro levantam já dois problemas:
- o escape terá de ser por baixo
- a acessibilidade á caixa do filtro de ar
Porompompero
Porompompero

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por babuja Qua Jun 19, 2013 1:53 pm

É bem verdade, mas ideia é testar 1º naturalmente em condições semelhante...e avaliar.

De qualquer forma existem várias soluções possíveis...vamos ver Wink

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L 2010_10_23_00005_1XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L 2010_10_23_00006_1
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Punkecas Qua Jun 19, 2013 2:54 pm

O pessoal das Chopper's deve conseguir fazê-lo.
Acho que têm competências para isso?
Senão uma casa de aluminios.
O problema é o desenvolvimento do protótipo?
Tens que tentar chegar à fala com eles depois logo vês.
Punkecas
Punkecas
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 07/06/2013
Idade : 49
Localização : Aroeira

http://xr-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Punkecas Qua Jun 19, 2013 3:14 pm

E que tal algo dentro deste género,vai protegido, com um centro de gravidade baixo e ficas com espaço para bagagem.XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L P1000814
Punkecas
Punkecas
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 07/06/2013
Idade : 49
Localização : Aroeira

http://xr-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por babuja Qua Jun 19, 2013 3:46 pm

tem bom aspeto, é uma opção a considerar Wink
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Porompompero Qua Jun 19, 2013 4:09 pm

o lança tem suportes para rotopax que me parece suportarem 4x1 galão (16l) por latreal... consegues deste modo 32litros na traseira da moto.


...vai lá ver à loja. Apenas teras de fabricar uma estrutura semelhante à das malas ttech....
Porompompero
Porompompero

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por babuja Qua Jun 19, 2013 5:11 pm

Okapa, vou investigar, Brgd Wink
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Porompompero Qua Jun 19, 2013 8:59 pm

O pessoal das Chopper's deve conseguir fazê-lo. escreveu:Senão uma casa de alumínios.

... as chopper não andam fora de estrada sujeitas a vibrações, quedas e porventura kms a fio de "chapa ondulada" ou de trilhos de pedra.

E também não me parece que uma casa de alumínios, onde, regra geral ou só vendem perfis para a construção civil, ou são grossistas que vendem chapas e tubos, se vá dar ao trabalho de construir um protótipo.

Para fazer esse tipo de trabalho, precisarás ou de um preparador, ou tornares-te tu no preparador e reunires uma equipe de profissionais com quem realizarás as etapas do trabalho que por falta de conhecimentos ou infraestruturas, tu mesmo não podes realizar.

Precisarás por isso, de um torneiro e soldador, com quinadeira, guilhotina e idealmente saiba trabalhar com roda inglesa (caso os depósitos tenham curvas), com experiencia na fabricação de receptáculos....

Geralmente este tipo de profissionais encontram-se zonas agrícolas e estão fartos de produzir toda a espécie de tegões, tanques, reservatórios e receptáculos, quer para vinho, quer para uva, azeitona, etc.... quer em inox quer em aluminio e são indivíduos que com o estímulo certo, por vezes estão dispostos a por os seus dotes à prova e a mostrar o que valem tecnicamente!

E a parte técnica é a mais importante de todas....
...até porque segundo consta, foram fissuras nas soldaduras dos depósitos de alumínio da DR650 que ditaram abandono de Elisabete Jacinto do Dakar de 98 .....


A titulo de exemplo deixo aqui esta XR650R preparada:

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L M2f

Notem-se as implicações dos depósito traseiros:

- Escape redirecionado
- Nova caixa de filtro de ar (situada entre os dois depósitos dianteiros)
- Novos depósitos frontais
- Novo sub-quadro

Esta outra, também com as mesmas implicações:

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L 3neo

....e mais outra, novamente com a relocalização da caixa do filtro de ar, etc,etc.. em suma as mesmas implicações:

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L E9sd

..tens ainda esta opção de 40l só à frente num depósito de alumínio:

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Yk1l

Enfim, tudo é realizável, aliás havendo €uros.. o céu é o limite!....
Tudo depende se queres fazer uma XR Rallye  ou apenas desenrascar uma forma de transportares combustível.....se queres fazer uma preparação, ou apenas um "enxerto".....

...até porque tem que ser ter noção que as motos que aqui estão expostas, implicaram o trabalho profundo de uma equipe multidisciplinar, e que não são uma realizáveis numa mera casa de alumínios ao virar da esquina ou no gajo das choppers lá ou fundo da rua.....
Porompompero
Porompompero

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por babuja Qua Jun 19, 2013 10:17 pm

Brgd  Porompompero, conheço estas preparações rally raid, mas não é isso que procuro...no final pretendo devolver à máquina o mesmo look-setup, já que se trata de uma viagem/aventura e durante o resto do ano tenho outros planos que não quero comprometer.

A solução de levar o acerbis de 24L mais 2 depositos atrás parece-me (a confirmar) aquela que poderá ser a mais adequada...com os depósitos em alumínio, feitos por exemplo na migtec ou utilizando uns reservatórios da rotopax como sugeriste (com maiores garantias de resistência do material), 2 x 3 gal (11,3L aprox)...e já seriam perto de 50L. Vou improvisar umas sacas de areia para testar no terreno o comportamento da mota com solução/distribuição de peso...e tirar conclusões.

Para além da rotopax que outras soluções existem do mesmo género? Brgd
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Vieira Ter Jun 25, 2013 2:17 pm

babuja escreveu:Brgd  Porompompero, conheço estas preparações rally raid, mas não é isso que procuro...no final pretendo devolver à máquina o mesmo look-setup, já que se trata de uma viagem/aventura e durante o resto do ano tenho outros planos que não quero comprometer.

A solução de levar o acerbis de 24L mais 2 depositos atrás parece-me (a confirmar) aquela que poderá ser a mais adequada...com os depósitos em alumínio, feitos por exemplo na migtec ou utilizando uns reservatórios da rotopax como sugeriste (com maiores garantias de resistência do material), 2 x 3 gal (11,3L aprox)...e já seriam perto de 50L. Vou improvisar umas sacas de areia para testar no terreno o comportamento da mota com solução/distribuição de peso...e tirar conclusões.

Para além da rotopax que outras soluções existem do mesmo género? Brgd


A mim a questão dos reservatórios só me deixa um pouco "pensativo" no caso de uma queda... Por mais resistentes que sejam, se a queda (esperemos que não) for "bruta"... Além de que depois caso queiras levar carga/bagagem contigo é capaz de ficar complicado (acho eu...). Falta também saber como tu disseste a distribuição desse peso extra e a sua influência no comportamento da mota, assim como na sua condução. Não te consegues safar com a solução mostrada por exemplo na última foto? Não parece implicar tanta "mexida". 

De notar que não tenho qualquer experiência "física" em preparações... por isso se disse alguma besteira... Very Happy
Vieira
Vieira

Mensagens : 54
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L Empty Re: XR 650R - Aumentar a autonomia para 900Km - 50L

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos