XR.pt
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida suspenções!!!!!

+3
babuja
Punkecas
jorinhos
7 participantes

Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty duvida suspenções!!!!!

Mensagem por jorinhos Sáb Jun 22, 2013 6:32 pm

Estou com um problema na suspençào da frente,que pode não sair nada barata... no natal ao ir dar uma volta com uns amigo senti um estalo na suspenção parei e não vi nada,ao colocar a moto no atrelado reparei que baixou cerca de 3 a 4cm,não verteu oleo,com o trabalho e ter partido o dedo ja esta parada ha 6 meses,alguem tem a noção do que possa ser e valor aproximadamente da reparação.Obrigado
jorinhos
jorinhos

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 46
Localização : quarteira

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Punkecas Seg Jun 24, 2013 10:13 am

Deves ter partido uma mola.
É ´"relativamente" simples verificar isso.
Metes a mota na grade de cerveja que tens aí em casa, tiras e roda da frente.
Depois ao comprimires a suspensão diz-me o que sentes.
Deves ter uma bainha com um curso maior e outra com um curso menor,não acredito que tenhas partido as duas molas.
Punkecas
Punkecas
Admin

Mensagens : 96
Data de inscrição : 07/06/2013
Idade : 49
Localização : Aroeira

http://xr-pt.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por babuja Seg Jun 24, 2013 11:36 am

As molas custam com montagem talvez uns 100 aérios...
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por jorinhos Seg Jun 24, 2013 7:05 pm

Obrigado , como não tinha nada para fazer desmontei as suspensões, para poder ver o que se passa realmente amanha, já direi alguma coisa, no entanto tenho cá por casa umas suspensões de uma WR, possivelmente ate as posso montar ,terei algum beneficio?

duvida suspenções!!!!! Cpkfduvida suspenções!!!!! 1kj1
jorinhos
jorinhos

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 46
Localização : quarteira

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Porompompero Seg Jun 24, 2013 10:28 pm

terei algum beneficio?


...para mim já lá deviam estar.

Lembra-te é que a XR é mais pesada que a WR e que precisarás de umas molas 4.8 nessas bainhas e do hidráulico revisto por alguém da especialidade.
Porompompero
Porompompero

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Florival Faria Ter Jun 25, 2013 6:58 am

Não te esqueças é que tens de ter a roda, o disco, apoio da pinça de travão, a coluna de direcção e os Ts que duvido encaixe bem no quadro principalmente nos batentes. 

Benefícios... Só que a moto fica com menos torção principalmente quando cai.
Florival Faria
Florival Faria

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Diogo Soares Ter Jun 25, 2013 8:15 am

Acho que em termos de custo/beneficio não será nada vantajoso, o unico ponto a favor será a estética, ou seja uma suspensão invertida torna a moto menos "velha"... A suspensão da XR650R trabalha muito bem quando corretamente afinada, com molas de jeito e com o óleo certo.
Diogo Soares
Diogo Soares

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Porompompero Ter Jun 25, 2013 9:25 am

Acho que em termos de custo/beneficio não será nada vantajoso, o unico ponto a favor será a estética, ou seja uma suspensão invertida torna a moto menos "velha"... A suspensão da XR650R trabalha muito bem quando corretamente afinada, com molas de jeito e com o óleo certo.



Suponho que essa seja uma opinião fundamentada pelos resultados obtidos da experiencia com ambas as soluções....
Porompompero
Porompompero

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Diogo Soares Ter Jun 25, 2013 9:43 am

Na XR não experimentei suspensão invertida, mas já experimentei noutras motos com peso semelhante e quando falo/escrevo em custo/benefício quero com isto dizer que o que se gasta a adaptar uma invertida à XR não é em nada vantajoso, ou seja a suspensão da XR se estiver bem preparada não vejo uma melhoria tão significativa por se alterar para uma invertida e o que se gasta para se fazer a adaptação!!! Aliás se, eventualmente, te deres ao "trabalho" de pesquisar, nos E.U.A. as XR's sairam até bem tarde com a suspensão normal, acho que esse facto quererá dizer alguma coisa não achas? Mas cada um sabe de si e esta é a minha opinião que vale o que vale, eu faço de tudo com a minha XR e não me queixo até porque tenho a suspensão dianteira com a manutenção em dia e a trabalhar muito bem.
Diogo Soares
Diogo Soares

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Vieira Ter Jun 25, 2013 3:40 pm

Eu na minha tenho montadas umas suspenções WRP, (que para quem não souber são invertidas) e até hoje não tenho razões de queixa, sempre fiz de tudo com a mota e gosto bastante do comportamento da suspenção.
Se bem que nunca tive queixas das suspensões de origem, sempre fizeram o seu trabalho muito bem. 

Resumindo gosto do comportamento de ambas embora visualmente, na minha modesta opinião, as invertidas dão um look mais moderno á moto. Nunca fui muito fã dos foles... Very Happy

No meu caso em termos de custo/benefício... O meu custo foi zero pois as suspensões foram dadas Very Happy Se assim não fosse talvez ainda tivesse as de origem.
Vieira
Vieira

Mensagens : 54
Data de inscrição : 11/06/2013
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Porompompero Ter Jun 25, 2013 3:47 pm

Aliás se, eventualmente, te deres ao "trabalho" de pesquisar, nos E.U.A. as XR's sairam até bem tarde com a suspensão normal, acho que esse facto quererá dizer alguma coisa não achas?

Diogo, só existem XR650R de suspensão convencional, por isso essa conversa dos EUA e do "trabalho de pesquisar", ficam no esquecimento...

Então fica sabendo...
... que ao montares bainhas invertidas diminuis drasticamente a torção que existe nas bainhas convencionais no geral e na XR em particular.
Esta torção acontece quando contrariamos o binário da força giroscópica da roda em rotação com o binário de uma força no guiador.

Nas bainhas convencionais, a maior massa do conjunto encontra-se em baixo ao pé da roda. Deste modo existe sempre um desfasamento de alinhamento resultante da torção, entre a roda e o guiador.

Existem por este motivo no mercado Fork Braces:

duvida suspenções!!!!! 18

...que diminuem bastante a torção... aliás quem tem suspensão convencional na XR, se montar este dispositivo, nota a direção mais precisa logo na 1ª curva...

Nas bainhas invertidas, a maior massa encontra-se em cima junto ao conjunto mesas-guiador, originando uma maior rigidez do conjunto. Para além disso, o conjunto roda e pernas da suspensão são mais leves.

Para terminar, se observares atentamente, numa bainha convencional, o tubo mais fino (cromado) é mais longo do que numa invertida, logo muito mais flexível do que numa bainha invertida, contribuído para uma menor rigidez.
Porompompero
Porompompero

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por jorinhos Ter Jun 25, 2013 6:20 pm

Bom quanto aos custos ,será somente os da montagem ,pois tenho a suspensão completa, roda, disco e bomba de travão,também gosto mais do look das invertidas,ao rever algumas revistas que tenho cá por casa,encontrei uma xr com a mesma suspensão e indicam alguns dos procedimentos na sua montagemduvida suspenções!!!!! L88hduvida suspenções!!!!! Bc54duvida suspenções!!!!! 03s3
jorinhos
jorinhos

Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/06/2013
Idade : 46
Localização : quarteira

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Diogo Soares Qua Jun 26, 2013 9:08 am

Porompompero escreveu:
Diogo, só existem XR650R de suspensão convencional, por isso essa conversa dos EUA e do "trabalho de pesquisar", ficam no esquecimento...

Precisamente por isso é que escrevi, não sei ao certo quando saiu a última XR (ano), mas tenho ideia que não foi assim há tanto tempo e com certeza que já havia muitas suspensões invertidas e mesmo assim a Honda manteve a mesma configuração. De qualquer das maneiras, percebo perfeitamente o que escreves e percebo que uma invertida te dá/permite uma condução mais "afinada", mas na minha opinião não é tão significativa a melhoria, no sentido que mesmo que te ofereçam uma invertida tens ainda uns € valentes para gastar na adaptação. De qualquer das maneiras se vires algumas séries/competições (Rip to the tip; dust to glory, Baja 1000) que dão na TV ou estão disponiveis no tube percebes que nos E.U.A., sitio onde há mais XR's no mundo, são mto poucos os que alteram a suspensão dianteira da XR, ou até mesmo se consultares o ADV Rider, têm mais de 1000 páginas só para XR's e vês muito poucas com essa alteração. Mas continua a ser a minha opinião e acredita que se tivesse uma invertida disponível (oferecida) se calhar até a montava só para ver se melhorava efetivamente a condução Very Happy Embarassed
Diogo Soares
Diogo Soares

Mensagens : 34
Data de inscrição : 11/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por babuja Ter Out 15, 2013 1:35 pm

Diogo Soares escreveu:...não sei ao certo quando saiu a última XR (ano)
Em PT penso que por volta de 2002...mas eu tenho uma modelo de 2007 Smile

Não tenho conhecimento que existam modelos posteriores
babuja
babuja

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvida suspenções!!!!! Empty Re: duvida suspenções!!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos